Jornalismo · InstituiçõesOS TRÊS PODERES
Notícias de hoje

Publicidade

Eleições 2026: acompanhe ao vivo a apuração do 2º turno para presidente e governador do RN

Três décadas da lei do planejamento familiar expõem acesso desigual

Mudanças legais ampliaram opções e autonomia, mas persistem assimetrias regionais e barreiras na saúde suplementar

Por Redação Os Três Poderes ·

Três décadas da lei do planejamento familiar expõem acesso desigual

Trinta anos após a Lei 9.263/1996, que regulamenta o planejamento familiar no Brasil, o país registra avanços legais e novas tecnologias disponíveis no SUS, mas o acesso a métodos contraceptivos e ao tratamento da infertilidade ainda é desigual entre regiões.

Contexto e marcos legais

A lei de 1996 foi editada após apurações no Congresso, entre 1992 e 1993, sobre esterilizações involuntárias e a ausência de uma política nacional para a saúde da mulher. O marco buscou assegurar voluntariedade e criou requisitos como idade mínima, prazo de reflexão e outras condições para a esterilização.

Em 2022, a Lei 14.443 reduziu a idade mínima para 21 anos, retirou a exigência de autorização do cônjuge e permitiu a realização do procedimento no parto, medidas que ampliaram a autonomia reprodutiva sem abdicar de salvaguardas.

Desigualdades e saúde suplementar

Apesar das mudanças e de indicadores em melhora, como a queda de gestações na adolescência e da mortalidade materno-infantil, persistem assimetrias no acesso a métodos e a profissionais de saúde, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. Segundo o Instituto Planejamento Familiar, que mantém um Observatório com dados públicos municipais, as desigualdades regionais seguem visíveis.

No tratamento da infertilidade, há poucos centros no âmbito do SUS e não há garantia de saque do FGTS para custear procedimentos, o que leva trabalhadores a recorrerem ao Judiciário. Na saúde suplementar, ainda há resistência de cobertura: no caso do Planserv (Bahia), o Decreto estadual nº 9.552/2005 exclui métodos anticoncepcionais e suas reversões da cobertura.

Novo método no SUS

Em 2025, após recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), o Ministério da Saúde incorporou o implante subdérmico contraceptivo de etonogestrel. Antes, o método era majoritariamente acessível na rede privada, com custo estimado entre R$ 2 mil e R$ 4 mil, ou disponível apenas a grupos específicos na rede pública.

O que significa para o RN

Como parte do Nordeste, o Rio Grande do Norte está entre as regiões onde as entidades apontam menor disponibilidade regular de métodos e serviços. A ampliação efetiva da oferta no SUS e a superação de barreiras na saúde suplementar são fatores que podem reduzir a desigualdade de acesso no estado.

Três décadas após o marco legal, o desafio permanece: além das normas, é necessário assegurar condições materiais para que o planejamento familiar seja uma escolha real para toda a população.

Comentários (0)

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.
Aparece publicamente com o comentário.
Nunca é exibido.
0 de 1.500 caracteres

Leia também